quinta-feira, 13 de junho de 2013

Santo Amaro da Purificação: Lavagem da Purificação 2014

Uma das cidades mais famosas do Brasil, berço acolhedor de tantos baianos e turistas, mãe e pai de artistas que brilham sob todas as vertentes, Santo Amaro da Purificação, localizada no recôncavo baiano, se mantêm firme no festejo em torno da sua padroeira, Nossa Senhora da Purificação. 

A tradição trilha por mais de 150 anos, levando às ruas diversas manifestações religiosas e exaltações culturais. Em 2013, o grandioso evento, que ocorre entres os dias 25 de janeiro e 02 de fevereiro, presta uma homenagem mais que especial ao "Rei do Baião" e ao "Poeta da Paixão", respectivamente Luis Gonzaga e Vinicius de Moraes.

São muitas as novidades que permeiam os festejos esse ano, desde a criação de um novo circuito para os trios elétricos, até a criação de três palcos (Palco Gonzagão, Palco Vinicius de Moraes e Palco Bagacinho), onde se apresentam grandes atrações nacionais e locais. A idéia dos organizadores do evento é que haja opções para todos os gostos, e espaços segmentados que recebem shows gratuitos desde o pôr-do-sol até altas horas da noite.

“A diversidade cultural dessa festa precisa ser confirmada na grade de apresentações. Vamos levar para as ruas os grupos culturais, as manifestações que nasceram nas ruas de Santo Amaro, haverá um palco mais intimista onde as famílias poderão sentar e ouvir um show tradicional de um grande artista, e isso, inclusive, traz um tom educativo para a população. 

Enquanto isso, do outro lado a música mais atual também conta com seu espaço. Nossa idéia é deixar a festa mais charmosa”, diz o cantor e compositor Jota Velloso, que assina a curadoria musical da festa. “A festa vai mergulhar na sua essência, reafirmando e fortalecendo todo o lado lúdico e religioso das manifestações culturais”, completa Rodrigo Velloso, secretário de cultura da cidade.

Buscando não trazer impactos aos antigos casarões instalados nas ruas da cidade, e reforçando a segurança necessária para um evento desse porte, a Prefeitura Municipal de Santo Amaro criou um novo circuito para os desfiles dos blocos, que agora acontece na Rua Ferreira Bandeira. 

Nesse local o asfaltamento no chão é total, evitando assim o desnível que incomoda os foliões e os trios elétricos, a fiação é horizontal, o que elimina os perigos de acidentes, e a iluminação é de última geração, possibilitando uma grande economia de energia.

“A cidade está totalmente preparada para receber essa festa. Nossas vias estão asfaltadas e sinalizadas, nossa segurança será reforçada com um número de equipes acrescida em 40% e a Secretaria de Saúde tem um trabalho árduo e permanente de fiscalização para com a alimentação”, diz o prefeito Ricardo Machado. 

“O plus que demos no turismo já é visível, uma vez que já há hotéis com estadias esgotadas para esse período. Esperamos um aumento de 60% nesse segmento, e os investidores já vêm à cidade com outros olhos e nos sinalizam interesses positivos. A economia girando, esse é o nosso melhor retorno”, afirma Luisinho Pacheco, secretário de administração da cidade.
 

3 comentários for "Santo Amaro da Purificação: Lavagem da Purificação 2014"

  1. receber detalhes da festa de santo amaro da purificação bahia

    ResponderExcluir
  2. A lavagem da Purificação, em Santo Amaro, ano base do seu início é datada de 1750, sendo assim a festa, tem mais de 260 anos de realização ininterruptamente. Leiam mas sobre as histórias, seus folclores, das culturas e outras diversidades. Evita informações equivocadas.

    ResponderExcluir
  3. A matriz da Purificação, foi inaugurada em 1700. Santo Amaro, passou a ser vila em 1727, e elevada a categoria de Leal e Benemérita Cidade em 1837, um título Imperial.

    ResponderExcluir

background